Exposição 'Manguezais de Macau: Um Tesouro Costeiro'
Elementos | |
---|---|
Exposição "Manguezais de Macau: Um Tesouro Costeiro" Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320 4480-916 Vila do Conde | ![]() |
- Destaque primeira página
- Eventos Náuticos
- Exposições

No âmbito da comemoração do 15º aniversário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental terá lugar a exposição "Mangroves: A Coastal Treasure".
As florestas de mangue, ou manguezais, são um dos ecossistemas mais valiosos e ricos da Terra e um importante tesouro natural costeiro.
Elas protegem as zonas costeiras do aumento do nível do mar e dos eventos climáticos extremos. Ajudam a mitigar as mudanças climáticas, melhorar a qualidade da água e abrigar uma grande variedade de flora e fauna, para além da relevância socioeconómica e cultural.
Os manguezais são considerados ambientes de transição entre os ecossistemas terrestre e o marinho, sofrendo influência tanto do mar quanto dos rios.
Macau alberga uma próspera floresta de mangues que se estende por cerca de 4 km da costa da Taipa-Cotai.
A exposição “Mangroves: A Coastal Treasure” é uma exposição internacional e inédita, pois vem pela primeira vez de Macau para Portugal, estreando-se no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
Ela é da autoria do Instituto da Ciência e Ambiente da Universidade de São José, Macau. A coordenação é da Prof. Karen Araño Tagulao.
Esta exposição evidência o papel dos mangais como Soluções-Baseadas na Natureza, os serviços de ecossistema que providenciam, e em particular a sua contribuição para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, para a depuração da poluição aquática e para a resiliência das cidades costeiras.
A exposição é composta por painéis científicos, fotografias e filmes, que colocam em relevo a ação das zonas húmidas – e dos mangais, em particular – na salvaguarda da linha costeira face a fenómenos como a poluição ou a subida do nível médio das águas do mar.
A exposição visa aumentar a conscientização da comunidade para a importância destes ecossistemas e a necessidade de os preservar. Pretende também aproximar a ciência das escolas promovendo a literacia ambiental.
Entrada livre
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental
Avenida Marquês Sá da Bandeira, 320
4480-916 Vila do Conde
segunda a sexta: 09h00-13h00/14h00-16h30

Próximos
-
Informação para o mapa Elementos Capela de Nossa Senhora do SocorroRua do Socorro
Vila do Conde
Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasCapela de Nossa Senhora do Socorro
-
Informação para o mapa Elementos Cais da VilaRua Cais das Lavandeiras, 42
4480-789 Vila do Conde
Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasCais da Vila
-
Informação para o mapa Elementos AlfândegaLargo da Alfândega, 90
4480-702 Vila do Conde
Média das OpiniõesAinda não tem opiniões registadasAlfândega