Apresentação
área de menu central (partilhada)
Cidade do distrito do Porto, Vila do Conde é sede de concelho composto por 21 freguesias das quais 7 uniões de freguesias - Árvore, Aveleda, Azurara, Fajozes, Gião, Guilhabreu, Junqueira, Labruge, Macieira, Mindelo, Modivas, Vila Chã, Vila do Conde e Vilar do Pinheiro, União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada, União de Freguesias de Fornelo e Vairão, União de Freguesias de Malta e Canidelo, União de Freguesias de Retorta e Tougues, União de Freguesias de Rio Mau e Arcos, União de Freguesias de Touguinha e Touguinhó, União de Freguesias de Vilar e Mosteiró - que reúnem entre si uma série de características que fazem de Vila do Conde uma terra singular. Tem cerca de 80 000 habitantes.
Os 18 km de praias conjugam-se com a ruralidade das freguesias mais a interior, sendo visíveis legados da pré-história, como o Castro de São Paio ou a Cividade de Bagunte, exemplares de arquitetura do românico, como a igreja de Rio Mau, as casas e solares rurais e brasonados ou a tradição monástica de Junqueira, Azurara ou Vairão.
Como anfitriã de uma das mais prestigiadas feiras de artesanato, também esta é uma característica marcante em Vila do Conde, com particular relevo para as Rendas de Bilros, de tradição secular. Na gastronomia, destaque para o peixe fresco apanhado pelos pescadores de Caxinas, a maior comunidade piscatória do país e para a doçaria conventual, que a sabedoria das freiras das casas conventuais legou.
É nos meses de Verão que aqui decorrem eventos de prestígio, como o Festival Internacional de Curtas Metragens, a Feira Nacional de Artesanato, a Feira da Gastronomia, o Villa Sessions - Festival de Blues de Vila do Conde e as Festas a São João, padroeiro de Vila do Conde. De 4 em 4 anos, as Festas do Corpo de Deus ganham um significado particular, já que as ruas são decoradas com tapetes de flores cheios de cor e beleza.